Rumo a uma justiça penal mais humana: o contributo da RESHAPE na Assembleia Geral da RESCALED e na Youth Custody Conference

No passado mês de maio, a RESHAPE marcou presença na Assembleia Geral da RESCALED, em Salzburgo, Áustria. Este encontro reuniu representantes de vários países europeus, num momento de reencontro, partilha e definição de novos caminhos para a Organização com impacto no trabalho que em cada país é desenvolvido no sistema de justiça penal.
Este encontro permitiu fazer um balanço dos progressos alcançados no último ano, identificar os principais desafios enfrentados pelas organizações que são membros da RESCALED e, sobretudo, alinhar estratégias para continuar a promover o modelo de casas de detenção de pequena escala — soluções integradas na comunidade, centradas no tratamento individualizado e na dignidade da pessoa.
A edição deste ano ficou ainda marcada pelo crescimento da rede RESCALED e pela reeleição do Gonçalo Noronha de Andrade — Vice-Presidente da RESHAPE — como membro da direção da RESCALED. Um sinal claro do compromisso da RESHAPE com a construção de alternativas concretas e eficazes ao modelo prisional tradicional.
Durante a estadia em Salzburgo, a RESHAPE participou também na Youth Custody Conference 2025, organizada pela Richtungswechsel em parceria com a Kija e a RESCALED. O evento contou com a presença de mais de 125 participantes de 16 países e promoveu uma reflexão profunda sobre o futuro da justiça juvenil, com especial enfoque em modelos de pequena escala, comunitários e humanizados.
A RESHAPE regressa a Portugal com energia renovada, motivação reforçada e a certeza de que a mudança é possível quando feita em conjunto.

RESHAPE

Leave a Reply