Missão: Garantir a reinserção digna de todas as pessoas que estão ou estiveram presas.

A Reshape implementa e dissemina novas abordagens que transformam as vidas de todas as pessoas que estão ou já estiveram presas, fornecendo-lhes as ferramentas e estímulos necessários para a sua efetiva reinserção.

Uma abordagem diferente

Acreditamos que a finalidade da pena privativa de liberdade será alcançada
com maior eficiência e humanidade através dos seguintes eixos.

O cumprimento de pena numa casa de pequena dimensão facilita o conhecimento individualizado de cada pessoa em reclusão e a concessão de propostas de reinserção à medida de cada um. Outras vantagens da pequena escala consistem na redução da burocracia e numa melhor gestão de medidas de segurança.

A reinserção social da pessoa em reclusão – um dos principais fins da pena – apenas será plenamente alcançada se o período de reclusão permitir um envolvimento bilateral com a comunidade. Por um lado, as pessoas em reclusão devem poder beneficiar dos serviços disponíveis na comunidade local, prestados por assistentes sociais, psicólogos, médicos, professores e voluntários.

Desta forma, são assegurados direitos fundamentais e estabelecidas redes de apoio fundamentais no regresso à liberdade. Por outro lado, as pessoas em reclusão podem acrescentar valor à comunidade local criando negócios sociais, por exemplo ligados à restauração, reparação ou cultivo e venda de produtos hortícolas.
Este envolvimento em atividades com impacto na sociedade abre espaço para a restauração, simbólica e financeira, do dano provocado com a prática do crime.

A cada pessoa em reclusão deve ser dado um tratamento diferenciado.

Os níveis de segurança e programas de reinserção devem ser adaptados a cada pessoa concreta. Do ponto de vista da relação custo-benefício, este tratamento diferenciado tem vindo a revelar-se uma solução favorável, por ser também a que mais favorece a reintegração e reabilitação das pessoas em reclusão.
Uma abordagem diferenciada deve ser também holística, trabalhando as mais diversas dimensões comuns a qualquer ser humano, em situação de reclusão ou não.

A Nossa  Visão

Um mundo onde ninguém volta à prisão.

Vemos uma sociedade em que a reinserção seja a regra e não a exceção, em que
todas as pessoas que estão ou já estiveram presas
tenham as condições para alcançarem o seu projeto de vida.

Queremos uma sociedade assente na dignidade e empatia, onde todos têm as mesmas oportunidades.

Crie Impacto Connosco!

Se acredita na mudança, junte-se a nós
para criarmos impacto!

APOIAR