5 RAZÕES PARA CONSIGNAR O IRS

Escrito por: RESHAPE

Sabia que é possível consignar o IRS à RESHAPE? É com entusiasmo que partilhamos esta boa notícia com todos os que têm vindo a acompanhar-nos até aqui, mas também queremos chegar a quem ainda não nos conhece e se identifique com a missão de garantir a reinserção digna de todas as pessoas que estão ou estiveram presas. Neste artigo reunimos 5 razões para nos apoiar e ficar a conhecer o impacto que apenas 0,5% do seu IRS podem significar para o nosso presente e futuro.

1. NÃO HÁ QUALQUER CUSTO AO CONTRIBUINTE

A consignação do IRS permite doar 0,5% do total do imposto liquidado (destinado ao Estado) a uma Instituição de Solidariedade. Esta percentagem é retirada ao valor que o Estado recebe e não ao contribuinte, não tendo qualquer implicação para este último no valor a receber ou a pagar. Ao consignar 0,5% do IRS está a dar uma ajuda determinante ao cumprimento da nossa missão.

2. DAR A MÃO A SEGUNDAS OPORTUNIDADES

Acreditamos e visualizamos um mundo onde ninguém volte à prisão. Vemos uma sociedade em que a reinserção seja a regra e não a exceção, em que todas as pessoas que estão ou já estiveram presas tenham as condições para alcançarem o seu projeto de vida. Nesse sentido, temos uma equipa focada em fornecer as ferramentas e estímulos necessários para a efetiva reinserção de cada beneficiário, caso a caso, um a um. Este processo de transição para a vida em sociedade é exigente, leva o seu tempo e depende de todos. Ao consignar 0,5% do seu IRS está a ajudar a RESHAPE no apoio social dos seus beneficiários, para que tirem o melhor partido destas segundas oportunidades.

3. INVESTIR NA CONTINUIDADE DA RESHAPE

Porque quem corre por gosto não cansa, temos uma equipa dedicada ao projeto, seja no escritório em funções mais administrativas, de comunicação, fundraising e advocacy, seja numa vertente mais operacional e de apoio social junto dos nossos beneficiários, onde se enquadra a RESHAPE Ceramics, a Academia RESHAPE e o Gabinete RESHAPE.

Ao consignar 0,5% do seu IRS, está a investir na continuidade da RESHAPE, inclusivamente nas pessoas que a levam para a frente todos os dias.

4. FAZER PARTE DO NOSSO IMPACTO

Quando criámos o projeto em 2015 comprometemo-nos com sermos 100% transparentes e medirmos regularmente o nosso impacto, para melhorarmos continuamente.

Desde a sua criação, a RESHAPE já formou mais de 80 voluntários, ajudou mais de 250 beneficiários e trabalhou em parceria com 5 Estabelecimentos Prisionais distintos. Participamos em mais de 1000 eventos e contactamos mais de 100 empresas para empregar os nossos beneficiários. Só no ano de 2022, a Reshape Ceramics promoveu a formação em produção de cerâmica de 10 pessoas em cumprimento de pena no Estabelecimento Prisional de Caxias. Queremos continuar a impactar mais vidas. Se acredita na nossa missão, ajude-nos a aumentar o impacto das nossas iniciativas.

5. INVESTIR NUMA SOCIEDADE MAIS EMPÁTICA E SEGURA

Acreditamos que a finalidade da pena privativa de liberdade será alcançada com maior eficiência e humanidade se a reclusão for vivida em casas de pequena dimensão, inseridas na comunidade e com um tratamento diferenciado para cada pessoa reclusa – à semelhança do que já acontece lá fora e em casos de parceiros que nos inspiram e com quem estaremos à conversa no nosso evento internacional anual, o Prison Insights 23.

Algumas destas soluções, como as unidades de pequena dimensão demonstram uma redução da burocracia e uma melhor gestão de medidas de segurança. Queremos uma sociedade mais segura, mas também assente na dignidade e empatia, onde todos têm as mesmas oportunidades, onde são assegurados direitos fundamentais e estabelecidas redes de apoio fundamentais no regresso à liberdade.

POR FIM, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE

De 1 de abril a 30 de junho poderá consignar o seu IRS de duas formas: através do IRS Automático ou na Declaração de Rendimentos (Modelo 3). Veja em detalhe como proceder aqui.

A sua ajuda é essencial para podermos ajudar cada vez mais pessoas a mudar de vida e assim tornar a nossa sociedade mais justa, coesa e segura. Se quiser apoiar a RESHAPE de forma mais regular saiba como o fazer aqui. Pontualmente, 0,5% do seu IRS já faz toda a diferença. OBRIGADO POR ACREDITAR EM NÓS. DEPENDE DE TODOS!

Fotografia de Hanna Busing, via Unsplash.