ACADEMIA RESHAPE:

UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Escrito por: Catarina Medeiros

“Cresci como pessoa, aprendi a ter mais humanidade para com o próximo” – frase retirada do testemunho de um dos participantes dos programas da RESHAPE, em meio prisional.

A 13 de outubro de 1989, o Conselho da Europa definiu um conjunto de recomendações que dizem respeito ao acesso a programas de educação e formação por parte de pessoas em reclusão, tendo em vista a aquisição de competências que facilitem a sua reinserção social e a aproximação ao mercado de trabalho. Desde então, esta data – 13 de outubro – assinala o dia Internacional da Educação nas Prisões, com o objetivo de sensibilizar a comunidade acerca da enorme necessidade de implementar atividades neste âmbito, bem como tornar evidente o caminho que ainda pode (e deve!) ser percorrido neste sentido, em termos de políticas públicas. 

Recorde-se que todas as pessoas têm direito à educação e, sendo a população prisional caracterizada muitas vezes por níveis de escolaridade baixos, há que aumentar os esforços para que todos aqueles que se encontram a viver penas privativas da liberdade possam ter acesso a oportunidades de formação escolar e profissional, de acordo com as suas necessidades, para que possam desenvolver competências para a vida. É esperado que este investimento se traduza numa maior probabilidade de reinserção social e, consequentemente, se verifique uma diminuição da reincidência.

Desde o início, a RESHAPE tem procurado disseminar e implementar boas práticas que possam contribuir para uma reinserção efetiva de pessoas que estão ou estiveram presas. Entre os vários desafios e projetos a decorrer, os programas de formação e voluntariado em meio prisional têm sido um dos focos da equipa. Desde 2017, foram já implementados vários programas, com diferentes temas (ajustados às necessidades da população-alvo), em diversos Estabelecimentos Prisionais do país, sempre com o objetivo de fornecer ferramentas e estimular o processo de reinserção social. 

Hoje, estamos presentes em 4 Estabelecimentos Prisionais com a nossa Academia Reshape, um programa de educação não formal, implementado por voluntários e destinado a pessoas condenadas a uma pena privativa da liberdade. Trata-se de um programa que pressupõe sessões de grupo (habitualmente, quinzenais), ao longo de um período de aproximadamente dois anos, e que tem como principal objetivo a aquisição e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, tendo em vista a mudança comportamental dos seus participantes. Para o efeito, são previstos vários módulos (com número variável de sessões), que trabalham diferentes áreas: 

i) COMUNICAÇÃO

Considerando que estamos sempre a comunicar, este módulo tem como objetivo demonstrar a importância de adotar uma comunicação ajustada, em vários contextos. Sabendo que se trata de um processo sujeito a erros (por exemplo, por vezes queremos transmitir uma mensagem e não conseguimos expressá-la da melhor forma) e que, por isso, pode desencadear situações de conflito, procura-se ajudar os participantes a identificar algumas das suas principais dificuldades e, a partir daí, encontrar estratégias para que a sua comunicação se torne mais eficaz.  

ii) RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Com este módulo, pretende-se abordar aspetos importantes na construção de relações saudáveis e positivas. Começa-se por incentivar cada participante a pensar acerca de si (e das suas principais características) e, posteriormente, levá-lo a identificar como é que habitualmente se relaciona com o outro.  Trata-se de um módulo onde o contexto de grupo é fundamental e com o qual se procura fomentar a capacidade de trabalho em equipa.

iii) EMOÇÕES

Todos nós sentimos emoções, elas são parte importante da nossa experiência e têm uma função adaptativa. Como tal, no decorrer deste módulo, o grupo é incentivado a falar sobre emoções (o que são, quais são e para que servem?) e a refletir sobre o modo como habitualmente reage a elas. Ao longo destas sessões, pretende-se conduzir uma discussão sobre estratégias que nos ajudem a identificar e gerir emoções de forma mais saudável e adaptada.

iv) PENSAMENTOS

Os pensamentos dizem respeito à forma como lemos o mundo à nossa volta e o significado que atribuímos às coisas. Neste módulo, pretende-se ajudar os participantes a identificar os seus próprios pensamentos e promover a compreensão da ligação entre o pensar e o sentir. Ao longo destas sessões, cada participante poderá experimentar ser o “detetive” do seu próprio pensamento, tornando-se mais consciente do modo como interpreta o mundo à sua volta e o impacto que isso tem no seu comportamento.

Ao longo das sessões da Academia Reshape, procuram-se criar oportunidades de aprendizagem através de dinâmicas de grupo, atividades de role play e exercícios de reflexão e discussão guiada sobre os conteúdos previstos. Apesar de pressupor um manual, com um plano previsto para cada sessão, trata-se de um programa flexível e que deverá ser ajustado às especificidades de cada grupo de participantes. Importa reiterar que, para assegurar o bom funcionamento das atividades, todos os voluntários RESHAPE que facilitam estas sessões têm formação prévia acerca do meio prisional e sobre os temas do programa. Além disso, é assegurado o seu acompanhamento contínuo por parte da equipa de backoffice da RESHAPE.

A Academia Reshape assenta, então, na construção de um espaço seguro, de partilha e cooperação entre todos os elementos, privilegiando um sentido de comunidade e voluntariado, onde a relação entre os participantes e facilitadores (voluntários) é central. Através da Academia Reshape, a nossa organização pretende ajudar os participantes a ganhar ferramentas úteis para a sua (re)inserção, contribuindo em última análise, para o bem-estar da sociedade como um todo. Os beneficiários do programa são inspirados a procurar a melhor versão de si mesmos, ao longo de diferentes módulos interativos, focados no desenvolvimento de competências específicas.

É, portanto, crucial celebrar esta data que reitera a importância de investir em iniciativas de educação, formação e capacitação durante o período de tempo em que a pessoa está a cumprir pena, para que possa adquirir mais recursos e, consequentemente, novos caminhos se possam abrir após a saída em liberdade. 

ALGUNS TESTEMUNHOS RECOLHIDOS EM SESSÕES DA ACADEMIA RESHAPE

“Desde que fui preso que fiquei mais revoltado e antes era calmo. O projeto ajudou-me a ver as coisas de outra forma.”

“Soube a pouco, mas foi uma boa forma de conhecermo-nos (ao próprio) e ter uma maior noção quanto ao que mudar em nós.”

“Cresci como pessoa, aprendi a ter mais humanidade para com o próximo (…) O vosso voluntariado é um pequeno oásis neste deserto. Vocês ajudam-me a fomentar dinâmicas para me reabilitar e reinserir na sociedade.”

Catarina Medeiros

Responsável de Apoio Social

Academia Reshape