Repensar o envelhecimento nas prisões: uma reflexão urgente

No passado mês de junho, a RESHAPE esteve presente na Feira do Livro de Lisboa para a apresentação do livro A Condenação de Pessoas Idosas – As Alternativas à Pena de Prisão e o Princípio da Reinserção Social, da autoria de Tiago Simões Roque, jurista e voluntário da área de Advocacy.

Durante a sessão, o Diretor Executivo, Marco Ribeiro Henriques, destacou a importância de colocar a reinserção social no centro do sistema de justiça penal, sublinhando o compromisso da RESHAPE com a construção de alternativas eficazes à pena de prisão — especialmente para públicos vulneráveis.

Num país marcado por um progressivo envelhecimento da população, os estabelecimentos prisionais não ficam à margem desta realidade. Cada vez mais, as prisões acolhem pessoas idosas que enfrentam condições profundamente desadequadas à sua idade, saúde e dignidade.

Neste livro, o Tiago convida-nos a olhar para este fenómeno com atenção redobrada. Com um olhar crítico, mas propositivo, aponta caminhos concretos para uma justiça penal mais humana, justa e eficaz, reforçando a necessidade de soluções alternativas que respeitem a condição específica das pessoas idosas.

A participação da RESHAPE neste momento reforça a nossa visão de um mundo onde ninguém volta à prisão — e onde todas as pessoas, independentemente da idade, têm direito a respostas penais que promovam verdadeiramente a reintegração social.

RESHAPE